17 de jan de 2012

Vestes Masculinas: Bermuda, Camiseta, e Tênis

Por: Rafael Nascimento dos Santos




Quando ouvimos falar sobre moda, o que vem a nossa mente, quase sempre, são as modelos consideradas as mais belas do mundo.
Sempre mulheres exuberantes, charmosas, grandiosas, neste caso em vários aspectos, entre elas em sua magreza, sem tamanho, e assim por diante, resumindo e dando ênfase, sempre as mulheres, nunca os homens, vendo nisso uma oportunidade para meus textos, busco aqui os primeiros esboços deste tema que me incomoda em vários aspectos dentre estes a da idéia em que o homem é sempre aquele ser “quadrado”, que não se permite mudança, modernização de seus trajes.
Daí, para começar, trago neste desenho algumas coisas, sei que parece igual a qualquer coisa que é usada pelos homens, e não farei com que seja diferente, no caso das peças, mas na verdade o que faz esta composição ser diferente são as estampas e os adereços, e sua composição.
Na verdade isso ocorre também com as vestes femininas, sei que não da pra acreditar, mas vendo pelo olhar estruturalista e com um rigor absurdo, vemos que toda roupa feminina é composta por adereços dentre eles babados, cores fortes, transparecia e assim por diante, mas se tirar todos os adereços que compõe a roupa feminina ficara a simplória roupa do dia a dia, parece rude, mas é a grande verdade, elas são compostas de calça deans, a bermuda de diversos tecidos, uma camisa de mangas compridas ou não, uma camiseta ou camisa regata e assim por diante, não esquecendo do tradicional vestido, sei que tem coisas que os homens não usam, não generalizando, mas a grande maioria não usam brincos, colares, anéis e assim por diante, mas os mais moderninhos usam e abusam de tais adereços de diversas formas. Muitas vezes trazendo um ar másculo a quem usa, mas outros adereços não pegam bem isso é verdade, mas se abusar de tais adereços e isso é para qualquer coisa que se faça, tudo que usamos de forma exagerada deixa de ser belo para ser extravagante, exagerado, louco, sem noção.
Depois desta breve reflexão que poderia ser estender mais e mais, vamos ao desenho e sua composição real.
Pelo que o olho pode perceber, o desenho esta composto por uma bermuda que vai ate o joelho, que poderia ser das varias texturas e de vários tecidos, mas com gosto de deans busquei representá-lo, mas como a industria nos permite deans de varias estamparias, neste caso sua textura pode ser em varias possibilidades, dentre as cores mais básicas, que vão do preto passando pelo marrom, bege ou branco ou se alternando dentro deste padrão, mas podem buscar um arranjo mais elaborado, onde passam a usar outros tipos de estampas, desde a listada, se não forma tão chamativa, ate estamparias florais, mas neste caso não seria adequado porque seria uma roupa para sair para uma festa ou algo do tipo e não para ir a praia, porque bermuda florida seriam mais usadas por surfistas, mas não quero limitar esta composição, mas ao meu ver há peças que não se encaixam, ok. Indo para parte superior, busquei colocar uma camisa que também poderia ser uma camiseta dependendo da ocasião, mas como ficara por baixo de outra camisa poderia ser usada, tranquilamente. Neste caso poderia ser usada uma camisa com uma cor que venha ser mais chamativa que atraia os olhares dai poderia ser vermelho, um roxo e assim por diante, e por cima uma camisa de mangas longas com uma estampa não muito chamativa que não tirei os olhares para a camisa interna, no caso do desenho as mangas foram dobradas ate a altura dos cotovelos dando um ar de modernidade ao traje. Já estava esquecendo dos adereços neste caso coloquei uma pulseira larga elevando a composição a outro nível. Não usar neste caso tantos adereços, seja o mais simplório possível. Na composição busquei atrair os olhares para as vestes e não para os adereços, por isso coloquei somente um. E para finalizar um tênis, ou melhor, um sapato tênis em cores marrom, bege ou branco, mas o bege é o mais indicado.
Esta composição, não é tão comum, porque no padrão masculino só iria vestir uma camisa de mangas compridas se estivesse de calça deans, e olhe lá, mas como disse, busco não ser convencional, buscando valorizar o que há de melhor nas vestis masculinas e em suas composições. Observação cuidado com os exageros e as combinações, muitas vezes por falta de percepção visual achamos que estamos bem vestidos e não estamos, dai vejam antes de saírem ai fazendo composições e sobreposição sem ao menos pensar em que mensagem você quer passar para quem ira olhar para você. Ok.
Como já disse anteriormente moda é vestisse bem dentro de seu gosto, mas cuidado ao combinar e misturas tudo que gosta, muitas linguagens em uma só composição não ficara bem e deixara ao observador confuso.

Obs.: Não é de minha pretensão escrever somente sobre moda aqui neste blog, busco sempre escrever de tudo um pouco, como meu blog tem como fonte textual o cotidiano, a moda não fica de fora deste tema. 

Espero que tenha gostado.

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, não postar somente propagandas sobre seu blog, comentem sobre a postagem.
Ao fim dos comentários colocar o link de seu blog ou outros que desejar.
Obrigado pelo comentário.